quarta-feira, 21 de abril de 2010

R.I.P. Keith Elam A.K.A Guru


Só fiquei sabendo hoje da morte do Guru, tava tão afastado das notícias do Rap e da internet em geral que o Stuart que me falou via messenger hoje.
Pelo o que eu li nos blogs e afins ele morreu na ultima sexta-feira aos 47 anos vítima de câncer. Há um tempo atrás ele já tinha sofrido um ataque cardíaco. Quem quiser ler com mais detalhes acessa qualquer portal de Hip-Hop tipo esse: http://centralhiphop.uol.com.br/site/?url=noticias_detalhes.php&id=1836 que tem tudinho. O que me deixou surpreso com as notícias foi uma suposta carta escrita por ele antes da morte falando um montão inclusive que não queria que o DJ Premier fizesse qualquer trampo vinculado ao nome dele depois que ele morresse, nem sabia que eles tinham essa "badtrip" bolada mas enfim a tal carta já ta gerando polêmica pela sua autenticidade. Não faço parte da cena do Rap nem to aqui pra fazer jornalismo, mas Guru, DJ Premier e Gang Starr em geral fazem parte do meu cotidiano. Foram anos e anos assistindo vídeos de skate com várias partes usando musicas dos caras, milhares de horas ouvindo no walkman durante a sessão ou em casa a noite antes de dormir, Jazzmatazz me fez dormir tranquilão muitas vezes, "Above the Clouds" já me fez voltar manobras que eu achava que nunca ia mandar, Shorty's "Full fill the dream" queimando no vídeo cassete. A "Full Clip" então nem se fala, é a trilha! Já era "Best Of" antes de sair no video da DC na parte do Kalis depois disso então gastou, furava nos CD's feitos no Nero, foi meu primeiro Download no "Soulseek" na internet discada, caralho! Várias lembranças, marcou uma época, faz lembrar das correrias boladas do perrengue das peças, me leva pra 98/99 na casa do Stuart na concentração pra ir andar no Marowill que tava fechado na época, com vários curbs e caninhos. Quando eu penso em Rap me vem esses 3 nomes na cabeça de estalo. Ficam aqui minhas considerações pela morte do cara e espero que a verdade venha a tona no final, mas pra mim Guru é com DJ Premier! Pau no cú do DJ Solar!
Aqui segue um dos vídeos mais bolados que eu já vi do Guru:

Paz à todos bora andar de skate!

3 comentários:

Eduardo Stuart disse...

Guru pra mim era O rapper. Não tinha cara de rapper, não fazia muitas poses de mal e tinha uma visão um pouco mais positiva nas letras. Não sei se era por ele ser mais velho e já ter se ligado que só revolta não adianta sem ação... Mas o cara pra mim representava o que era bom no hip hop, o que era certo. Queria fugir dos padrões da época e fundiu jazz com rap e influenciou muita gente. O cara era foda! Me sinto mal por ser mais um a valorizar o trabalho de alguém só porque ele morreu, mas não tem jeito. Só de saber que existe menos uma pessoa no mundo que pensa nas possibilidades de um mundo melhor eu fico mal. RIP Guru, você influenciou até um cara como eu, que não curte rap, que mora numa cidade que você nunca ouviu falar na vida e que se identificou com suas idéias e sua musicalidade... Menos um.

Eduardo Stuart disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gregori Alecrim disse...

Porra essa parada, o mistério da musica, pessoas de diversas partes do mundo conectadas através de gostos, e ideias mesmo em línguas diferentes...mandou no comentário, realmente o cara vai fazer falta...