sexta-feira, 1 de julho de 2011

O Skate e a Arte...


Desde que eu comecei a andar de skate (lá por volta de 1997) nunca consegui enxergar a parada como um esporte. A visão que eu tinha do skate no geral era de um movimento único diferente de tudo que eu tinha conhecimento.




Quando você é moleque e tá começando a dar os primeiros flips você se cobra mais. São milhares os vídeos de skate com o "Way of Life" dos caras, tipo as zueiras, as viagens e a infinidade de material "grátis" que os caras recebem pra estarem fazendo aquilo. Acho que essa visão do skate como a melhor profissão do mundo na maioria das vezes vai contra o fundamento da parada, que é você se divertir sem se preocupar com nada, inclusive de estar ou não na mídia. Depois de uns anos você tem duas opções com o skate: A primeira é tentar se tacar ao máximo e entrar na restrita cena, mas isso envolve muito empenho e determinação é onde eu entendo como o lado "Atleta" da parada, e o outro caminho acredito que é aquele de você viver intensamente o skate a sua maneira, sem cobranças, simplesmente pegar o skate a qualquer hora dar uns impulsos e sentir aquela mesma sensação de quando você conseguiu ficar em pé pela primeira vez...Todo mundo que anda de skate e ainda sente o coração disparar quando ouve um som que te lembre alguma parada, quando assisti um rolé que marcou uma época, ou que sente que voltou da onde começou todo dia quando sobe no skate ao meu ponto de vista merece os mesmos louros dos caras que ganham milhões...O skate sempre vai ser uma arte, ele serve de inspiração pra muitos, cria moda, ele movimenta mercados, cria tendências, ressuscita coisas que ninguém mais lembrava, faz pessoas se conhecerem, constrói e destrói coisas.
Skate e Arte definitivamente caminham juntos.
Baseado nessa idéia a mais ou menos 3 meses atrás o Renan e o Stuart sugeriram uma espécie de "documentário" para falar um pouco da galera que anda de skate e faz arte em Petrópolis. Achei a idéia foda, mas não conseguia formatar um jeito legal de mostrar isso. Numa segunda feira de alguma semana saí do trabalho e fui na casa do Renan trocar uma idéia mais séria sobre o projeto, foi então que no mesmo dia partimos pra casa do Stuart pra fazer a primeira parte do Documentário. O restante agente foi filmando aos poucos, faltavam muitas imagens que acabaram sendo captadas dias antes da semana dedicada ao skate aqui em Petrópolis, onde rolaria uma mostra de vídeos entre outras coisas. O roteiro original acabou sendo mudado por horários e desencontros da galera que ia participar, mas acredito que o resultado final ficou legal.
O Documentário "Skate & Art" conta com a participação de 4 grandes amigos skatistas e artistas, que continuam andando de skate e conciliam isso com seus respectivos trabalhos e produções. Fala um pouco sobre o início pra cada um, o processo de criação, a sincronia com o skate e como cada um faz pra se manter criando e andando de skate.
Foi um trabalho que eu fiz questão de me empenhar ao máximo por se tratar de pessoas que eu curto bastante.
Quem puder assistir eu agradeço, cada que fez parte do projeto usou de todo coração pra falar cada frase ali, não é fácil por a cara.
Aproveito o Post pra agradecer à todos que fizeram parte.
Com vocês Skate & Art":
Parte 01


Parte 02



Paz a todos skate sempre!

5 comentários:

Gabriel Croc disse...

Irado pra caramba ar filmagi !

Daniel Romero disse...

Parabéns a todos, o video ficou otimo, toda a produção, direção de fotografia, tudo ficou ótimo!

Parabéns aos amigos Skatistas e parabéns Gregori pelo talento!

Sucesso a todos vcs!

Abração

Aederson Monteiro de Barros disse...

Muito legal o Blogger.....parabéns pelos textos e videos....expressão total da art

abraços
Dinho
Vitória - ES

Gregori Alecrim disse...

Satisfação total saber que a galera gostou do trabalho, todo mundo que fez parte acho que deu o melhor de si naquele momento. Agradeço a todos que perderam um pouco do tempo assistindo a parada, comentando e compartilhando...
Muito Obrigado, só espero q esse seja o primeiro de vários. To muito na pilha de verdade de ta produzindo...
Grande abraço a todos!

azimagi disse...

manero, curti, docaralho!