quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Reforma na pista de skate. (???)

Esse post é uma resposta ao Post http://bazeskateboarders.blogspot.com/2010/01/pintura-da-pista-de-skate-pra-que.html.
Tentei comentar esse post que eu achei importante, ia escrever uma matéria aqui essa semana mas hoje passando pelo blog do Diego "Bocão" (Baze Skateboarders), vi que ele já tinha feito o comentário, tentei postar meu comentário umas 3 vezes lá mas nem sei se consegui, já escrevi uns 5 textos diferentes, quando minha luz não acaba meu texto some na hora de postar, pra não ficar na dúvida vou responder ele por aqui. Vale lembrar que tudo dito aqui se trata de um ponto de vista pessoal (meu), e de possíveis idéias pra melhorar alguma coisa tendo em vista os problemas que eu vivencio diariamente dentro do skate.

"Bom, eu evito comentar em blogs, fóruns ou qualquer outra mídia independente, talvez por saber que não vai adiantar muito ou por ter certeza que mais ninguém além da gente lê o que é escrito. Mas esse post eu achei interessante ia postar uma parada no blog da Feeling mas vou somar e expor um ponto de vista.
Primeiramente queria relembrar que a pista que lá existe já foi um cala-boca pra quem andava na catedral e na camara municipal por volta de 2002 e 2003, foi preciso uma intervenção da parte influente na sociedade pra que alguma providência fosse tomada. A pista foi construída sem acompanhamento de nenhum skatista, e o que existe lá hoje ainda, foi um pouco do esforço de um skatista pra não deixar a minirampa impossível de ser usada.
Com esse panorama da pra eu chegar onde quero.
O esporte não é nunca vai ser prioridade em Petrópolis, teorias eu tenho muitas especulações cada um tem a sua, mas todos chegam à mesma conclusão sempre.
Alguém só perde quando outro alguém ganha, agente só perde porque tem uma galera pesadona ganhando muito, e agente nunca vai ter a noção das cifras, mas não deve ser pouco. A pista foi estrategicamente construída, tanto a arquitetura quanto a localização foram favoráveis pra deixar o skate ainda mais queimado na cidade na minha opinião, há quem discorde mas enfim o fato e o problema não mudam.
Acho viajem um grupo de 15 pessoas conseguir mudar uma parada que existe antes da gente nascer, Petrópolis já é a cidade que é hoje desde muito tempo, é cultural a galera ser “junkie”, alguém ta ganhando dinheiro com a alienação do público mais jovem, seja o dono do shavasana ou o “braço” da dolinha. Mas o engajamento dos caras ta maior que o nosso. Nossa cúpula é formada por vereadores que também usam drogas, eleitos as custas de votos comprados mas não vou discutir política aqui.
Também acho hipocrisia falar sobre união porque nossa galera é unidona, agente faz vários churrascos, zoa pra caralho, bebe e é felizão, unido agente é, agente só num é organizado.
De coração acho que o que ta faltando é cada uma dessas 15 cabeças começar a fazer um corre em prol a algo no skate que não seja somente andar e dar manobras, agente anda na pista a 10 anos da manobra naquela porra a 10 anos e ninguém ganhou nada com isso, e quem tentou sair já voltou também e ta no mesmo barco. Se cada um direcionasse seu corre pra uma parada dentro dos bastidores do skate nossa cena começaria a surgir mesmo que fraquinha.
Uma galera que tem mais facilidade pra tirar foto e fazer um jornal podia fazer zine, uma galera que filma e faz edição podia se responsabilizar por fazer vídeos, quem tem facilidade em abrir uma loja abra uma skateshop e quem tempo livre reative a associação mesmo que essa tenha de começar do zero, e obstáculos agente mesmo faz pondo a mão na massa. Pensando assim agente vai conquistar mais coisas do que ir todo mundo no gabinete do secretario de obras e ter 5 minutos da atenção do cara, isso quando acha ele lá. O que falta pra gente é comprometimento com o skate, mas se agente é skate for fun Fo Eva tem que ficar feliz com o cala-boca lá na pista e continuar dando manobra lá felizão, quem sabe daqui a mais 5 anos nem a pista mais agente tenha, porque o próximo passo é demolir aquilo e enterrar de vez o skate na cidade."

Mas uma vez achando que nada discutido na internet se reverte em algo produtivo, mas... precisava escrever isso...
Paz!

2 comentários:

Gabriel Croc disse...

Up, ai achei irado esse post ai e po concordo com que foi dito.
So mais fexa so "nor memo do ergaite bordi e dar nossos pulos em relaçao a isso".

abrasss

Flo disse...

concordo plenamente com a sua idea… mas alem da uniao entre os sktistas vc tb nao axa interessante uma possivel parceria entre as pequenas marcas de skate em prol desse mesmo ideal ?

acho mais facil para uma ou mais pequenas empresas fazerem uma intervencao do que um grupo de skatistas, afinal uma vez feita alguma reforma em nome de uma empresa nada mais logico que a mesma queira colocar algum tipo de propaganda no local, vide converse fix to ride.

abs