terça-feira, 14 de junho de 2011

Por Trás do Cimento Cinza...Existe Um Coração Vermelho.

Eu admiro muito quem anda de skate em Petropólis. Acho que a nossa cidade tem tudo pra ser um lugar style pra se andar de skate, tipo Porto Alegre ou Novo Hamburgo, pena que a Corte Imperial resolveu se estabelecer nessas terras. Em Petrópolis TUDO é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, um órgão criado pra manter vivo toda nossa memória. É um tanto que controverso manter vivo um período marcado pela exploração da mão-de-obra escrava, mas estudando pouquíssimo há quem afirme que algumas das coisas legais que contribuíram para o Brasil ser o que hoje passaram por aqui. (não sei alguma pra citar agora, mas enfim...) Isso deixa a cidade uma maravilha pra quem mora nos grandes centros urbanos. Os turistas chegam aqui e têm uma experiência unica ao contemplar nossos casarões antigos (nossos não né...) e nosso lindos jardins.



Pra quem mora aqui permanentemente, toda essa beleza acaba se tornando uma parada comum, agente não dá tanto valor. E pra quem anda de skate, todo esse marasmo, essa sensação que o tempo não passou se transforma em frustração às vezes...Petrópolis não tem pico de skate, Petrópolis não tem pista, não tem skateshops e quase não tem praças direito. Em tempos onde tanto se fala em "Bullyng" me atrevo a dizer que o skate em Petrópolis é vitima de Bullyng dos políticos, governantes, órgãos públicos, empresários que só lucram com a moda...
A determinação de todo mundo que se amarra em skate em Petrópolis impressiona. É estranho chegar em outras cidades e galera te perguntar onde você anda e você não saber responder rápido...agente só anda e foda-se!
Talvez toda essa limitação faz com que todo mundo que ande de skate aqui se esforce mais, se empenhe mais em tudo que faz. Resumindo, ser skatista em Petrópolis não é só pegar o skate e sair remando até um plaza.
Mas isso têm um lado bom, a galera no geral não se prendeu tanto a pistas, e usa muito da criatividade pra ter onde andar todo dia.
O skate é uma coisa só, tudo é valido, mas aqui a essência é o bom e velho streetão cruel. Não têm pra onde correr.
O legal de Petrópolis é a cultura que se criou em a galera produzir vídeos de skate independente de qual fim eles tomem...sejam eles pra postar no Youtube, ou alegrar um final de Churrasco, ou simplesmente pra imortalizar momentos bons onde cada um guarda dentro de si pelo resto das suas vidas.
O vídeo "Por Trás do Cimento Cinza...Existe um Coração Vermelho", é uma produção de Renan Carvalho com a colaboração de Victor Silva.
São imagens coletadas se eu não me engano entre 2008 e 2011. o conteúdo se baseia em partes de sessões diárias, trips em cidades vizinhas, momentos de descontração da galera e muito skate de RUA. A premiere como de costume acontece no Centro de Cultura Raul de Leoni na terça-feira do dia 21 de junho (ainda não sei a hora).
Aqui segue o Teaser lançado hoje no Youtube:



Espero que geral que ande de skate e tenha horário pra chegar lá na terça compareça e prestigie o trampo. Fazer um vídeo de skate não é uma tarefa fácil...Juntar imagem e por um Rap Boladão qualquer é uma coisa, agora se empenhar em fazer uma parada manera expondo um ponto de vista é outra história!!! Vale a pena conferir!
Deixo aqui meus parabéns ao Renan por botar a cara e fazer a edição toda em menos de um mês.
Fico no aguardo pra poder assistir a versão final na terça-feira!
Paz a todos grande abraço!

3 comentários:

AUDIOVIZOO disse...

obrigado pela força! ótimo texto.
quero ver todos lá.

Gregori Alecrim disse...

Tamo junto cara!
Quero ver geral reunido lá na terça!

Rhuan disse...

vai ser terça ou segunda?